quinta-feira, 4 de maio de 2017

Até 2030 todos os carros de passeio da Índia serão elétricos!



A poluição do ar na Índia acabou se tornando crise de Saúde Pública e também econômica. Por conta disso o atual governo está respondendo /decidiu adotar uma operação de guerra: em 2030 todos os carros vendidos no país serão elétricos. O objetivo desta medida é reduzir os custos de condução de veículos eléctricos e de importação de combustível e melhorar a saúde da população.

A iniciativa já está sendo comparada com a bem-sucedida promoção de lâmpadas LED em 2015, que visava reduzir as contas de energia: "Vamos tornar os veículos elétricos auto-suficientes. A ideia é que até 2030, nem um carro a gasolina ou a diesel seja vendido no país “ – explica o ministro de Minas e Carvão, Piyush Goyal.

Ele estima que a indústria de carros elétricos deverá exigir assistência governamental por cerca de dois ou três anos mas,  depois disso, a produção de veículos elétricos provavelmente seja "impulsionada pela demanda e não por subsídios".

No início deste ano o Greenpeace divulgou relatório que atribui 2,3 milhões de mortes por ano à poluição atmosférica na Índia. O relatório intitulado "Airpocalypse" indica que o número de mortes por poluição atmosférica no país é apenas "uma fração menor do que o número de mortes de tabaco”. Além disso, um total de 3% PIB local é devorado pelos custos com cuidados de saúde por doenças provocadas por agrotóxicos.

"As tendências da poluição da Índia têm aumentado constantemente, com a Índia ultrapassando a China em número de mortes devido à poluição do ar em 2015". Delhi – a cidade a mais poluída de India – tem concentrações 13 vezes maior que o limite anual ajustado pela Organização Mundial de Saúde.

Aparentemente o governo indiano sabe que agora é a hora de agir e deverá alvejar primeiramente centros urbanos densos. Piyush Goyal indicou que o plano do carro elétrico focalizará primeiramente centros de consumidor maiores, onde a poluição está em uma elevação absoluta.

Fonte: The Independent, International Business Times

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